sábado, 26 de setembro de 2009

A IDÉIA DE UM PROFESSOR AO ALUNO SEM IDÉIAS

Você não ter idéias é como você não poder andar. Com as pernas que anda e com as idéias que você caminha para o futuro evoluindo seus pensamentos. Para mim a idéia é como um professor de Português que na falta de idéias, surge um monte delas na cabeça.

Como exemplo, cito uma situação que aconteceu comigo:

Aqui estou eu, em sala de aula, tentando elaborar um texto que exige muitas idéias e, infelizmente neste exato dia estou sem criatividade e expressão, ou seja; sem idéias.

Contudo, diante disso, disse ao professor o que me ocorria; o fato de eu estar sem idéias.
Ele logo me sugeriu que fizesse um texto com o título “Sem idéias”. Não me veio nenhuma idéia. Eu poderia falar sobre amor, força, velhice, incredulidade, ódio, esperança, morte, passado, vida, natureza,vaidade, beleza, a paz, a dor, poesia, prazer, amargura, sexo, literatura, meu time do coração, desesperanças, o pré-sal, um abraço quente da pessoa amada, o canto de um pássaro ao alvorecer, a escolha do nome de um filho, o desamor, o sorriso de um bebê, a resposta sincera dada de coração, doenças, a perda de um amigo, a crise econômica mundial,o recomeço de uma nova amizade, o futuro, o olhar da amada, música, uma topada numa pedra, o roçar de dedos de dois apaixonados, o cotidiano, o pôr do sol, a nova Reforma Ortográfica, o calor de um abraço, a filosofia ocidental, o sentido da vida, a política externa, o olho da águia na presa, o nada, o tudo, o infinito do universo,o Exército Brasileiro, a família unida aos domingos, a infidelidade, um filme, os exemplos de vida, mas preferi não dizer nada, pois estava, como disse, sem idéias.

Por isso digo: um professor de Português é a idéia em pessoa. Faça como o Professor de Português, tenha sempre idéias na falta delas.

Por Rafael Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário